cursos Presenciais

“Memória, Café & Patrimônio: Restauro Fazenda Atibaia”

Ministrado por especialistas na área, o workshop “Memória, Café & Patrimônio: Restauro Fazenda Atibaia” será realizado em Campinas nos dias 30 de abril e 7 de maio. As inscrições estão abertas.

A atividade tem como principal objetivo difundir o conhecimento do patrimônio cafeeiro e restauro na região de Campinas e é voltada a profissionais que trabalham em áreas correlatas, como historiadores, arquitetos, educadores, guia de turismo, baristas, gastrônomos, advogados, jornalistas e demais interessados no tema.

Foto – crédito: divulgação

No sábado, dia 30 de abril, vai ocorrer uma aula remota para explicação do conteúdo, história do café em Campinas e conceitos de restauro. A visita técnica na Fazenda Atibaia será no sábado seguinte, 7 de maio, com acompanhamento de professores especializados no tema e workshop presencial com a arquiteta Ana Villanueva, responsável pelo projeto, obra e restauro da Fazenda. O curso prevê ainda uma oficina de degustação de café.

Durante a visita, também serão demonstradas as técnicas construtivas de suas edificações e períodos históricos, em comparação com outras fazendas da região dentro de um quadro da história da arquitetura cafeeira no Brasil, no século 19.

A proposta do workshop é difundir o conhecimento do patrimônio cafeeiro, notadamente da Fazenda Atibaia em Campinas através da atividade proposta; aperfeiçoar o conhecimento na área de restauro de forma aplicada a edifícios restaurados; inserir no universo do restauro pessoas que não são da área do conhecimento específico, mas que se interessam pelo tema; e ampliar a discussão do patrimônio imaterial para a área do café, motivo pelo qual estas fazendas passaram a existir na nossa região.

Haverá certificado para alunos universitários de atividade complementar com equivalência a 16h, além de certificado para o público em geral, sobre introdução ao universo do restauro.

Mais sobre as atividades do workshop

Visita técnica na Fazenda Atibaia
O workshop sobre o processo de restauro da Fazenda Atibaia vai abordar a aplicação dos critérios de restauro utilizados na obra, com apresentação do edifício, sua história construtiva e como identificar os períodos históricos com evidências arquitetônicas.

As duas primeiras horas de workshop serão com a arquiteta responsável pelo restauro e irá demonstrar os critérios adotados no projeto e obra da fazenda através da visita “in loco” nos principais lugares da fazenda para demonstração das técnicas utilizadas.

Oficina sobre café com degustação
Ao final da visita técnica será realizada uma oficina com demonstração de cafés contextualizando a história do café em Campinas, fazendas, casarões e plantio do cultivar no final do século 19 e começo do século 20, outras curiosidades e história da bebida. O participante terá oportunidade de provar alguns métodos de preparo do café, de forma a entender como fazer o melhor café, com dicas e degustação de cada método.

Aula remota
Para melhor aproveitamento da visita técnica serão realizadas aulas remotas anteriores para explicação de conteúdo da visita no que se refere a história do café em Campinas e região, apresentando uma linha do tempo do cultivar e melhorias feitas a partir do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Além dos principais critérios de restauro no mundo e como este arcabouço conceitual foi aplicado no caso da Fazenda Atibaia.

A aula será realizada no dia 30 de abril, por google meet, via link que será enviado por e-mail, somente para os inscritos.

Sobre as professoras especialistas

Foto – crédito: Luciana Gama/divulgação

A arquiteta Ana Villanueva é doutora em História pela Unicamp e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP. Possui publicações nacionais e internacionais na área de restauro e história da arquitetura. Tem inúmeros trabalhos de restauro com destaque para a Fazenda Atibaia em Sousas. É membro do ICOM-CAMOC (InternationalCouncilofMuseuns). Coordenou o projeto BID de requalificação do centro de São Paulo. Coordenou o setor técnico do Patrimônio Cultural de Campinas e trabalhou no Museu da Imagem e do Som de Campinas, ambos na Prefeitura Municipal de Campinas. Foi docente nos cursos de arquitetura e urbanismo da UNICAMP, UNIMEP, UNIP e CEUNSP. Ministrou aula no curso de pós-graduação em Urbanismo do ISCTE de Lisboa. Palestrante internacional com destaque para o Museu Histórico de Seoul e Universidade Sorbonne de Paris. Recebeu a medalha Antônio da Costa Santos da Câmara Municipal de Campinas. Sócia da empresa “Pátina – Arquitetura e Consultoria”

 

 

Foto – crédito: Giuliano Machado/divulgação

A professora Sandra Racy é professoras mestre em Educação, História e Memória pela Universidade Metodista de Piracicaba, jornalista e barista de café pelo CPC do Museu do Café, de Santos. Foi docente na Unimep e PUC-Campinas, coordenadora do departamento corporativo do Senac Campinas. Hoje é docente na Wyden Unimetrocamp, Unifavip e Unifanor. Enquanto acadêmica tem publicações e apresentações nacionais e internacionais na área de História e Memória. É colunista do portal Campinas.com.br, e comanda a seção especialHora do Café”. Como barista e jornalista possui estudos e publicações relacionados a história do café em Campinas e região. Já realizou oficinas na área do café em sítios, fazendas e associações ligadas ao café, além de eventos para turismo rural.

Sobre a Fazenda Atibaia

Originalmente uma Sesmaria às margens do rio Atibaia, a fazenda foi fundada no século 18, durante o ciclo da cana-de-açúcar. pelo brigadeiro Luís Antônio de Sousa, originando, assim, o distrito de Sousas, em Campinas. Posteriormente, foi herdada pelo seu filho, o Barão de Limeira, já no ciclo do café, sendo uma das mais antigas e importantes da região.

O charme de seu casarão com mais de dois mil metros quadrados, que passou por um minucioso restauro nos últimos 10 anos e sua área externa, junto às ruínas da senzala e engenho, formam um incrível cenário, que recentemente começou a ser disponibilizado à locação para festas, casamentos, eventos corporativos e culturais.

vagas limitadas

Horário: aula remota - 30/04, das 14 às 17h/ Visita Técnica à FAzenda Atibaia - 07/05, das 9h às 12h Preço: R$120,00

Dúvidas ou sugestões?

Fale com a Ana

anavillanueva11@gmail.com

Copyright: Ana Villanueva ©

Criado por:

error: Conteúdo Protegido